O governo também oferecerá 100 milhões de subvenção do seguro rural.
No último final de semana, o Brasil viveu um cenário negativo para a população em geral e também para o agronegócio do País. Foram 24 estados enfrentando focos de incêndios e 41 estados em alerta máximo. Destes 45 foram decretados estado de emergência.
Impacto dos incêndios na agricultura
Foram encontrados cerca de 2.300 focos de incêndio entre os últimos 5 dias. Nesse sentido, as cidades mais afetadas foram do interior de São Paulo, no total 10 cidades.
Segundo dados da plataforma EEmovel Agro, são cerca de 417 mil hectares de área. E destas, 1.784 são propriedades agrícolas, somando todas as cidades prejudicadas pelo incêndio.
18.710 hectares atuaram na safra 2022/23 com 94% de soja e 6% de milho. Ou seja, 60.800 toneladas de produção entre os dois grãos.
Ainda segundo o Globo Rural, lavouras de café e canaviais estão no pacote de propriedades afetadas.
Auxílio Público
São pequenas, médias e grandes propriedades rurais prejudicadas, mobilizando inúmeros profissionais e voluntários no monitoramento e combate ao incêndio.
A operação de controle é apoiada pelo governo federal, Forças Armadas, Polícia Militar e Força Aérea Brasileira. Além disso, o setor privado mobilizou carros-pipa e brigadistas.
Com a grande proporção do ato, o governo de São Paulo disponibilizou 10 milhões para auxiliar produtores rurais. São quatro as principais diretrizes do plano.
O Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) concederá crédito emergencial de até R$50 mil com juros zero para a recuperação. Além disso, um termo emergencial para proteger produtores rurais de sanções e multas de órgãos fiscalizadores.
As propriedades rurais serão integradas aos programas habitacionais estaduais. E ainda, é cogitado uma negociação entre a Secretaria e empresas privadas de nutrição animal e insumos agrícolas, para a redução dos custos e tentativa de recuperação das lavouras.
Mesmo que no início da safra 2024/25, o governo federal liberou créditos para o seguro rural, o governo paulista optou por oferecer mais 100 milhões de subvenção do seguro rural.
Nesta última opção, são cerca de R$25 mil disponibilizados por produtor rural e qualquer produtor que tenha sofrido com o incêndio, poderá acessar o crédito.
São cerca de 15 seguradoras disponibilizadas pelo Fundo com concessão de subvenções que variam entre 25% a 30% dependendo da cultura.
São ações baseadas na tentativa de recuperação de lavouras, áreas afetadas e para apoio ao produtor rural na minimização de perdas futuras.