Gergelim cresce 151,6% nos últimos anos no Brasil

O maior crescimento do grão no País foi na safra 2023/24, quando atingiu sua maior área plantada, produtividade e produção.

O gergelim tem encontrado novos mercados para expandir sua produção, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. 

Desde a safra 2021/22 o grão apresentou um crescimento de 151,6%. Saindo de 213,9 hectares plantados no Brasil, para 659,9 hectares de área plantada.

O maior crescimento do grão no País foi na safra 2023/24, quando atingiu sua maior área plantada, produtividade e produção. Esse aumento destacou o Brasil entre os produtores do mundo, abrindo novos mercados.

Hoje considerado um player emergente no mercado internacional de gergelim, o Brasil se destaca pelo crescimento de área plantada e baixo custo para produção do grão, o que torna o produto mais lucrativo no mercado.

Além disso, já é um player de exportação do produto, atuando hoje com Vietnã, Turquia e Índia. Em 2023, o Brasil se destacou com a representatividade de cerca de 5% da exportação mundial do grão. 

Um acordo entre China e Brasil pode favorecer a abertura de mercado entre os países para a comercialização do grão. A China hoje é o maior importador de gergelim do mundo, com 1,1 milhão de toneladas apenas em 2022.

Mercado Nacional Gergelim

O Gergelim é uma cultura visada para entressafra no Brasil. Isso porque além de baixo custo de produção, também protege o solo contra pragas e doenças.

Por ser um grão de fácil adaptação ao clima no norte e centro-oeste e por sua rentabilidade atrativa, se destacou no Mato Grosso, Pará e Tocantins. Apenas 10% do grão produzido é destinado ao mercado interno, os outros 90% são exportados, segundo o Globo Rural.

Estados como o Mato Grosso tem se dedicado à produção de algumas variedades do gergelim, como K3 com maior resistência, BRS Morena com maior teor de óleo e Seda e Anahí com um sabor mais doce.

Autor

Cadastre-se para receber nossas novidades.

Ao se cadastrar você concorda com a nossa política de privacidade.

Mais Notícias