A inteligência de mercado no agronegócio, surge como uma ferramenta de otimização. Esta apresenta informações cruciais de produtores e propriedades rurais, fatia de mercado e concorrentes para as empresas desenvolverem um fluxo de aprendizado contínuo.
Aumentar as vendas do negócio é sempre o objetivo de gestores e diretores. E para atingir metas é essencial o desenvolvimento de estratégias baseadas em dados concretos. Além disso, auxilia na tomada de decisões para resultados efetivos.
Ficou curioso(a) para entender como a Inteligência de Mercado pode transformar o dia a dia e aumentar as vendas do negócio? Então continue acompanhando!
O que é Inteligência de Mercado?
A inteligência de mercado tem o objetivo de facilitar a rotina do negócio com base em dados fundamentais para geração de negócios. Já que oferece uma visão ampla de mercado e da própria empresa.
Essa visão permite analisar qual o objetivo da empresa e até onde quer chegar. Atuando como uma mola propulsora impulsionando o crescimento e a estruturação no mercado.
Com ela, a empresa compila dados de clientes, carteira, fatia de mercado, atuação, potenciais clientes e potencial faturamento da região. Para empresas com filiais, é possível entender também, como distribuir melhor os produtos entre as filiais, de acordo com a necessidade e as oportunidades da região.
Todos esses dados cruzados geram insights para tomadas de decisões estratégicas, impulsionando o crescimento dentro e fora do negócio.
Como os dados geram vendas para revenda de insumos!
Para uma revenda de insumos ser assertiva nas vendas, são necessárias algumas informações sobre a propriedade rural e a cultura das safras de verão e inverno.
Além disso, é importante entender onde estão os potenciais clientes direcionando os estoques para a região com maior oportunidade. Ou então, apenas entendendo qual região, estado ou município faz mais sentido para o negócio.
Compile dados de:
- Tamanho e perfil da propriedade;
- Tipo de solo e quantidade de hectares plantados;
- Cultura da safra de verão e inverno;
- Comparação da fatia de mercado com a carteira de clientes;
- Mapeamento de outras regiões sem atuação, destacando oportunidades;
- Localização de potenciais clientes;
- Segmentação da base de clientes;
- Potencial de faturamento da região de atuação.
Com essas informações o negócio baseia o argumento de vendas em dados, desenvolve estratégias de prospecção e tem insights de oportunidades na região ou em todo o Brasil.
Inteligência de Mercado para Revendas de Insumos
Otimizar os processos de vendas, reduzindo o tempo de coleta de informações e entregando a oferta mais assertiva para o cliente, traz resultados mais efetivos.
A inteligência de mercado no dia a dia da revenda de insumo é capaz de promover a empresa no cenário de atuação, destacando o negócio na maior fatia de mercado, desenvolvendo ações e metrificando resultados para chegar a um grande objetivo.