Brasil foi responsável por 31% da produção da fruta no mercado mundial
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de citrus. Segundo dados do relatório, Citrus: World Markets and Trade da USDA gerado em 2024, o Brasil divide o topo do ranking com a China.
Os maiores estados citricultores são: São Paulo e Minas Gerais. Entregando um total de 459 mil hectares de área plantada em propriedades de até 500 hectares, segundo dados da EEmovel Agro.
Falando na produção de laranja fresca, são estimados cerca de 15,3 milhões de toneladas de produção em território nacional.
Quando o assunto é consumo interno da laranja, o Brasil está em terceiro lugar, com 4,4 milhões de toneladas. E para processamento o País volta para a liderança, processando 10,9 milhões de toneladas de laranja.
Apenas na safra de 2020/21 o Brasil foi responsável por 31% da produção da fruta no mercado mundial e 634% no volume global de suco de laranja.
Citrus – Limão e Tangerina
Na produção de limão o Brasil é um dos maiores produtores do mundo, tendo São Paulo como principal estado produtor do País. O que não é um cenário diferente para a tangerina.
São Paulo segue sendo o estado com maior produção da fruta, no entanto, falando na produção mundial, desce para a quinta posição, responsável por 2,5%, segundo dados do Agrolink.
Mercado de irrigação do citrus
A irrigação é um fator importante para o cultivo de citrus. Nesse sentido, segundo dados da EEmovel Agro, 27 mil propriedades produzem citrus no estado de São Paulo.
Estas propriedades englobam 307 mil hectares de área plantada, sendo 246 mil hectares irrigados por pivôs. Ou seja, um déficit de 20% de área sem irrigação no estado.
Entre as principais técnicas estão a irrigação por gotejamento e por aspersão. O que representa um mercado de oportunidades para o desenvolvimento de plantio dessa cultura.