Mato Grosso e Bahia se destacam na produção no País.

A safra de algodão no Brasil continua crescendo e consolidando o país como um dos líderes globais na produção. Segundo a Conab, a área plantada nas últimas três safras apresentou um aumento de 23,3%.
Mato Grosso e Bahia se destacam na produção no País. Juntos, são 1,7 milhões de hectares, 9 mil kg por hectare e 8 milhões de toneladas produzidas apenas na safra 2023/24.
Bahia, apesar de ser a segunda maior produção do algodão, com 346 mil hectares de área plantada, apresentou singelo aumento na produtividade comparado ao Mato Grosso, em 5%.
Para a safra 2024/25 são esperados 8,2% de crescimento em relação ao ano anterior.
A estabilidade climática nas regiões produtoras, influenciará em uma boa safra. Atualmente cerca de 20% da produção é destinada para a comercialização interna no Brasil. O percentual remanescente corresponde a exportação do algodão.
China, Vietnã e Bangladesh são os principais compradores do produto brasileiro, com foco especialmente na comercialização da pluma.
A pluma brasileira é amplamente visada por sua qualidade. O Brasil possui certificações que garantem a produção responsável da commodity, entre elas: ABR – Algodão Brasileiro Responsável, Better Cotton Initiative (BCI), Selo Oeko-Tex®, Selo Orgânico e Programa SUSTENTA+.
Com novos investimentos em logística, como o fortalecimento dos portos de Itajaí e Salvador, as exportações devem se tornar ainda mais competitivas.