A inteligência de mercado é uma ferramenta de otimização de processos internos e externos. Sendo assim, opera com base em dados concretos gerando insights estratégicos para diversos setores, inclusive na expansão do negócio.
Com esta ferramenta é possível analisar de forma ampla informações importantes para a geração de negócios. Aumentar as vendas é sempre um objetivo geral do negócio e para atingir metas é essencial o desenvolvimento de estratégias baseadas em dados concretos.
Para entender como a Inteligência de mercado é essencial para a indústria, continue acompanhando este conteúdo!
O que é inteligência de mercado?
A inteligência de mercado surge com o objetivo de facilitar a rotina do negócio. De forma que, baseado em dados concretos, a empresa gere negócios e aumente as vendas expandindo sua atuação.
Uma visão ampla do mercado de atuação permite analisar traçar um objetivo e uma meta, identificando onde a empresa está e para onde quer chegar.
A ferramenta atua estruturando os processos internos do negócio. Além disso, compila dados de carteira de cliente, fatia de mercado, atuação do negócio, busca de potenciais clientes e entendimento do potencial de vendas da região.
Para empresas com filiais, é possível entender também, como distribuir melhor os produtos entre as filiais. De acordo com a necessidade e as oportunidades da região.
Dia a dia com IM
Avaliar o ataque das filiais na região de atuação respectiva, além de entender qual o tamanho da fatia de mercado que a indústria atende e qual ainda consegue atender, facilita o desenvolvimento de estratégias de crescimento e escalonamento do negócio.
Além disso, possibilita a visão de grandes propriedades potenciais para adquirir produtos direto da indústria, sejam eles maquinários, insumos e/ou implementos.
A inteligência de mercado facilita o controle de estoque de cada unidade. Já que entrega dados de propriedades por município, estado ou região, tornando mais concreta a decisão do produto distribuído dentro da rede.
Analisar dados macro do mercado de atuação faz toda a diferença na gestão da indústria e no desenvolvimento de ações e campanhas de venda e marketing.
Inteligência de mercado EEmovel Agro
Otimizar os processos internos da indústria e externos das distribuidoras, reduzindo dinheiro investido em regiões erradas e também, o tempo de coleta de informações e entregando a oferta mais assertiva para o cliente, traz resultados mais efetivos.
A inteligência de mercado é capaz de promover a empresa no cenário de atuação, destacando o negócio na maior fatia de mercado, desenvolvendo ações e metrificando resultados para entender quais as melhores decisões tomar em um cenário positivo.