Market Share: Como vender mais no agronegócio sendo um B2B?

Expandir e vender para novas regiões é o primeiro passo que uma empresa precisa tomar após ter suas operações estabelecidas e estáveis. Mas, como utilizar o market share para aumentar a sua região de atuação no agronegócio sendo uma empresa B2B?

Neste artigo iremos explorar as possibilidades que a inteligência de mercado traz para o mercado do agronegócio. Entenderemos o conceito de market share uma KPI utilizada para calcular a quantidade de quotas de mercado que uma empresa possui.

O que é o Market Share e para que serve?

Market share, também chamado de participação de mercado, é uma métrica utilizada para calcular a porcentagem de vendas totais de uma empresa em relação ao mercado. Ou seja, o quanto uma empresa vende dentro de um determinado mercado, sendo assim o quanto ela detém do mercado dentro da sua carteira de clientes.

Esse KPI (key performance indicator, indicador chave de performance em tradução livre) é uma maneira de calcular o nível de competitividade ou importância de uma empresa em relação aos seus concorrentes.

Essa visão abrangente do mercado permite que uma empresa consiga compreender:

  • Quanto do mercado ainda pode ser explorado
  • Quais são seus principais concorrentes
  • Como funciona o modus operandi dos seus concorrentes, abrindo portas para novas estratégias de campanhas e ataques de vendas.

Essa visão geral também possibilita que as empresas olhem para a própria operação e compreendam o que está dando certo ou errado, corrigindo os erros e replicando os acertos.

Market Share e Inteligência de Mercado

A Inteligência de Mercado é um conjunto de práticas que se concentra na coleta e análise de informações sobre o mercado com o objetivo de obter uma visão abrangente do mercado, identificando oportunidades de negócio. Dito isso, o market share se torna uma das principais práticas dentro da inteligência de mercado.

Através dos dados coletados e analisados do market share, as empresas ficam abertas e possibilitadas a desenvolverem estratégias mais alinhadas com o seu objetivo. E, de modo geral, essa KPI é utilizada especialmente entre as empresas que buscam aumentar as vendas na região em que atuam. Isso porque o market share pode ser utilizado para calcular o faturamento geral de uma cidade, estado, região ou até mesmo país.

Quando prestar atenção no market share?

Qualquer empresário precisa se manter constantemente atualizado em relação aos seu operacional, resultados, e principalmente, em relação ao seu gráfico de desenvolvimento e maturidade.

Existem 4 etapas que toda empresa de sucesso passa, passou, ou ainda irá passar.

Empresas dependentes de pessoas

Sua jornada geralmente inicia muito dependente de pessoas, que são peças fundamentais para o bom funcionamento da operação. O único problema em relação a esse tipo de operação é que empresas dependentes de pessoas não conseguem se manter estáveis por muito tempo, e existem vários motivos para isso:

  • A empresa pode ter vários funcionários pedindo rescisão de contrato;
  • A empresa depende de várias pessoas para determinadas operações, o que atrasa outras demandas;
  • A entrada de novos funcionários acaba parando a agenda de muitas pessoas, que precisam ensinar essa pessoa;
  • Erros humanos podem acontecer constantemente

Entre outras dependências que podem atrapalhar a estabilidade da empresa. Neste momento, é essencial que se crie processos sistêmicos que ajudem a empresa a se organizar sem que pequenas mudanças, como férias, acidentes ou eventos sazonais, afetem toda a operação.

Empresas com processos estáveis

Após o período dependente de pessoas, as empresas começam a se estabelecer, mantendo processos organizados onde todos os funcionários já sabem o que e quando devem fazer suas atividades. Essa organização dentro das empresas traz estabilidade, o que permite a busca por apoio tecnológico, que aceleram a realização de certas atividades.

Neste momento, uma pesquisa de mercado pode te ajudar a compreender para que caminho você deve seguir. Também te ajuda a compreender quais tecnologias podem ser úteis e quais áreas da empresa necessitam de mais apoio tecnológico. É essencial compreender que os investimentos em tecnologia precisam ser retornáveis e gerar rentabilidade em pelo menos um médio prazo, caso contrário, se torna apenas mais um gasto.

Empresas com tecnologia

Após o período dependente de pessoas, as empresas começam a se estabelecer, mantendo processos organizados onde a tecnologia permite uma agilidade em processos manuais em vários setores das empresas. Partindo desde o marketing para enviar e-mails em massa, até para a ponta dessa esteira, no atendimento e suporte ao cliente.

No agronegócio, acompanhar as tendências é se manter à frente dos concorrentes, inovando e melhorando os processos internos. Esse conjunto de práticas se tornam essenciais para uma empresa que busca escalabilidade e crescer.

Empresas com escalabilidade

A última etapa de uma empresa de sucesso é alcançar a etapa de escalabilidade, onde todos os seus processos internos e externos permitem que a empresa expanda e cresça.

Neste momento, a empresa já possui todos os pilares necessários para alcançar novas regiões ou novos mercados:

  • Processos estáveis, sem depender de pessoas
  • Tecnologias que apoiam a agilidade e aumentam a taxa de acertos e vendas
  • Clientes fiéis que consomem frequentemente

Com todos os pilares sustentando as empresas, elas se tornam aptas ao crescimento saudável e sustentável. E, neste momento, o market share se torna uma das principais KPIs que auxiliam as empresas a crescerem no agronegócio.

Como utilizar o market share para crescer no agronegócio?

Uma empresa de sucesso possui estabilidade e sustentabilidade o suficiente para conseguir crescer de maneira financeiramente saudável. E o market share atua como uma métrica para medir a quantidade de espaço de mercado que uma empresa possui dentro do seu nicho ou região.

1. Entendendo onde sua empresa está e onde ela pode chegar

Antes de buscar crescimento, é essencial entender onde sua empresa está posicionada.

Através da inteligência de mercado e de dados estratégicos, a EEmovel Agro consegue te ajudar a compreender quanto do mercado a sua empresa detém, te ajudando a compreender quais são os melhores passos.

Isso pode ser feito por:

  • Região
  • Tipo de produto ou serviço
  • Segmento da atuação dos clientes, como cooperativas, revendas, indústrias.

2. Identificando oportunidades de expansão

Ao compreender sua participação de mercado, você pode identificar áreas com potencial de crescimento, como regiões onde você tem uma baixa penetração ou segmentos de mercado menos explorados.

Através dos dados de mercado da EEmovel Agro, é possível identificar lacunas e tendências, se mantendo sempre à frente dos concorrentes.

3. Estudando os principais concorrentes

Para aumentar sua participação de mercado, você precisa se diferenciar da concorrência.

Isso pode ser feito por meio da inovação em produtos, seja na performance do produto ou na experiência de compra do produtor rural. Ainda é possível investir em melhoria na eficiência operacional, na oferta de melhores condições comerciais e serviços para o produtor.

4. Conhecendo melhor a sua base de clientes

Utilize segmentação de mercado para focar em grupos específicos de clientes, oferecendo soluções que atendam diretamente às suas necessidades.

No agronegócio isso pode significar personalizar suas campanhas e ofertas para diferentes tipos de produtores rurais, cooperativas ou indústrias, aumentando a relevância e a satisfação do cliente.

5. Estudando as melhores regiões para expansão

Outra estratégia para aumentar o market share é expandir para novas áreas geográficas. O agronegócio possui particularidades regionais que permitem diversas estratégias comerciais. Ao identificar regiões onde a demanda por seus produtos ou serviços é alta e a concorrência é menor, você pode aumentar sua participação nessas áreas.

6. Explorando alianças estratégicas

Parcerias com outras empresas, como cooperativas ou distribuidores locais, podem ajudar a ampliar a rede de distribuição e a base de clientes, possibilitando um aumento na participação de mercado.

Conclusão

Crescer no agronegócio como uma empresa B2B exige uma combinação de estratégias bem definidas, sustentadas por dados de market share e inteligência de mercado.

Ao entender sua posição no mercado, identificar oportunidades de expansão e utilizar tecnologia e processos estáveis, sua empresa poderá ampliar sua atuação de maneira saudável e sustentável.

O market share atua como um guia essencial para orientar essas ações e garantir que você esteja sempre um passo à frente da concorrência, aproveitando ao máximo as oportunidades do setor.

Para aplicar estratégias mercadológicas e expandir a sua região de atuação, entre em contato conosco!

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