Startups no agronegócio crescem 14,6% nos últimos dois anos

O Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo e visado para investimentos de startups no agronegócio

O agronegócio é o setor que mais cresce e gera economia no Brasil. No PIB de 2023, o setor teve participação de 24%. No entanto, para 2024, devido a fatores climáticos e sociais, estima-se que o agro seja responsável por 21,5%, segundo estudo do CEPEA.

Por se tratar de um mercado em constante crescimento, com o passar dos anos foram surgindo diferentes ferramentas tecnológicas com o intuito de melhorar e otimizar a rotina no campo. Assim como, processos antes e depois da porteira.

Estudos da Embrapa, divulgados no relatório do Radar Agtech 2023, apontam que no ano de 2019 foram constatadas 1125 agtechs no Brasil. Em 2020 este número cresceu para 1574. As startups contabilizadas em 2022, totalizaram 1703 e em 2023 o número chegou a 1953 empresas inovadoras no agronegócio, um crescimento de 14,6% nos últimos dois anos.

O Radar AgTech é um levantamento que mapeia toda a cadeia de inovação do agronegócio e conta com a parceria de empresas públicas e privadas brasileiras. Neste sentido, reúne a Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens, além do Ministério da Agricultura e Pecuária e o Sebrae.

O Brasil é o terceiro maior produtor agrícola do mundo, produzindo cerca de 306,4 milhões de toneladas, segundo o 4º Levantamento da safra 2023/24 divulgado pela Conab.

Destes, divididos nas commodities mais consumidas internamente no País, a produção de soja, milho, arroz e algodão lideram a exportação do Brasil.

Por isso, o País é muito visado na comercialização e investimentos internacionais. Além disso, a biodiversidade e o clima são diferenciais importantes, é o que levanta a SP Ventures no relatório Radar AgTech.

EEmovel Agro

A EEmovel Agro está consolidada no mercado como uma empresa inovadora no agronegócio. Com seu histórico em inteligência de mercado, a startup entrega tecnologia e dados que são suporte para otimização de processos comerciais. Além disso, oferece um olhar amplo do mercado para empresas do setor.

As AgTechs possuem esse objetivo, aumentar a qualidade do solo, proteger culturas, melhorando o rendimento e a produtividade. Mas não só, fazem a diferença com ferramentas tecnológicas que vão além da lavoura.

A EEmovel Agro está entre as startups no agronegócio e oferece ferramentas tecnologias para a otimização de processos antes da porteira, entregando informações importantes para avaliações de mercado, produto e clientes.

Autor

Cadastre-se para receber nossas novidades.

Ao se cadastrar você concorda com a nossa política de privacidade.

Mais Notícias