Queda de 75% do fornecimento de cacau no mundo

África Ocidental tem queda na produção do produto devido à situações socioambientais

A África, continente com maior produção de cacau do mundo, tem também responsabilidade no déficit da produção de cacau. Segundo informações, a queda na produção do continente representa cerca de 30 a 35%. Reflexo da queda de 70 a 75% no fornecimento do produto no mundo.

Gana e Costa do Marfim lideram o ranking de países com maior produção. Totalizando cerca de 60% da produção mundial e aproximadamente 2,8 milhões de toneladas por ano.

Segundo a Organização Internacional do Cacau, o déficit na produção da fruta é superior a 400 mil toneladas. No entanto, este impacto gera preocupação também no Brasil, país com importação próxima a US$110 milhões em 2023.

O déficit projetou aumento no preço de comercialização da fruta em Nova Iorque que partiu de U$2000 para U$7000. Pensando a futuro prazo, a produção da África deve ser igual ou superior a 2 milhões de toneladas, para equilibrar os estoques.

O que não deve ser esperado para a safra 2023/24 em que há previsão de baixa de 11,7% na produção, segundo a ICCO.

Mercado nacional e internacional do cacau

O mercado internacional também sofre movimentações. No ranking de países que mais importam o cacau da África estão: Brasil, Estados Unidos, Alemanha e França, e China.

A dependência pode gerar problemas mercadológicos internos dos países. Entre eles, aumento no preço da matéria-prima e baixa oferta de produtos derivados do cacau.

O Brasil, principal importador do produto com 80,84%, deverá repensar as estratégias de produção. Uma vez que a dependência pelo produto é muito grande.

Historicamente o norte do País é um grande produtor de cacau. Nesse sentido, Bahia, Pará, Espírito Santo no centro-oeste, Rondônia e Mato Grosso também no norte são destaques na produção.

Após 5 anos, a Bahia voltou a liderança na produção do cacau em amêndoa, totalizando cerca de 139 mil toneladas, ultrapassando o Pará com produção de 138 mil toneladas aproximadamente, segundo o IBGE.

Os Estados Unidos não produz de forma significante o produto, assim como a Alemanha e a França, o maior volume do cacau vem da África Ocidental. O único país entre os líderes na importação que apresentou safra significativa, foi a China.

Autor

Cadastre-se para receber nossas novidades.

Ao se cadastrar você concorda com a nossa política de privacidade.

Mais Notícias