Além disso, promete permitir que até 12 safras o canavial não necessite de reforma
Em agosto deste ano, aconteceu o Seminário Brasileiro de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar. Uma das tecnologias abordadas foi a irrigação por gotejamento para canaviais que é capaz de aumentar a produtividade da cana-de-açúcar em até 100%.
Além disso, promete permitir que até 12 safras o canavial não necessite de reforma. O que hoje é considerado necessário após 3 a 6 colheitas consecutivas, ou seja, de 5 a 6 anos em média.
Segundo a multinacional Rivulis, a tecnologia oferecida pela empresa está em expansão nas regiões mais quentes e de solos mais arenosos, como São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
A tecnologia de irrigação por gotejamento é uma forma de levar mais sustentabilidade para a lavoura. Já que permite o uso de 5 litros de água, comparada aos 8 litros de outras tecnologias convencionais, quando falamos em café, segundo a Revista Cultivar.
Com ela o produtor consegue destinar exatamente a quantidade necessária de água no solo. Ou seja, sem desperdiçar muito insumo na irrigação. O processo ocorre por mangueira ou canos posicionados ao lado das plantas, a fim de manter a umidade do solo durante todo o dia.
São 1.329.170 hectares irrigados por pivô no estado de São Paulo, 511.885 hectares em Minas Gerais, 313.449 irrigados em Goiás, 39.946 em Mato Grosso do Sul e 17.334 no Paraná, segundo dados da plataforma EEmovel Agro.
Considerando cerca 2,5 milhões de hectares de área plantada nos cinco estados brasileiros com maior produção de cana-de-açúcar do País e em comparação com o total de área irrigada, há um déficit de aproximadamente 288 mil hectares que não possuem tecnologia de irrigação por pivôs.
Comumente utilizada em hortaliças, frutíferas e café, a tecnologia de irrigação por gotejamento agora embarca no plantio de cana-de-açúcar.
E apesar de muito sustentável e econômica para os produtores, não é a melhor opção quando falamos em outras culturas, já que o investimento se tornaria alto e a produção poderia ser prejudicada.