Produtores rurais apontam aumento de 13% na produtividade com a locação de máquinas agrícolas, segundo a RZK Rental.
A locação de máquinas agrícolas vem crescendo cada vez mais. Segundo a Mordor Intelligence, empresa de dados mundiais, até 2029 o mercado de locação de equipamentos agrícolas deve apresentar um CAGR (Taxa Composta de Crescimento Anual) de cerca de 6%. E totalizar cerca de US$ 119,67 bilhões até 2028, segundo a Data Bridge Market Reserch.
Esses dados representam uma tendência global que promete reduzir custos de proprietários rurais em cerca de 40%, de acordo com a Rental, empresa especializada em locação de máquinas agrícolas.
Este não é um mercado novo dentro do agronegócio. Mas sim, uma área em expansão desde 2021, momento em que muitas empresas e startups surgiram para otimizar o manejo no campo.
A modalidade de negócio que trouxe a locação de máquinas agrícolas para o foco, nos últimos meses, é a Asset Light, que significa “luz de ativos”. Conceito que permite a locação de equipamentos sem grandes investimentos iniciais. O que possibilita ao produtor direcionar o capital para outros negócios.
A flexibilidade de arrendamento é considerada junto ao produtor, de acordo com o período de uso, suporte especializado e operações.
Com este modelo, será possível frotas modernas, seguradas, tecnológicas, com serviços de manutenção. E ainda, monitoramento em tempo real em qualquer lugar, gerando menos investimentos com custos fixos de frotas próprias.
Mercado Mundial na locação de máquinas agrícolas
Atualmente países como a Índia, China, Vietnã e Tailândia têm liderado a locação de máquinas agrícolas. Seguidos pelo Estados Unidos com uma modalidade um pouco diferente, conectando proprietários de tratores agrícolas a proprietários rurais sem verba para grandes investimentos.
No Brasil ainda é um mercado em expansão com empresas do setor de máquinas e equipamentos agrícolas estabilizando suas frotas e acompanhando o progresso deste modelo rentável.
O que impulsiona o mercado?
Estoques de alimentos e aumento na demanda de alimentos em cerca de 60%, nos próximos anos. Os dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, revelam consequente aumento na produção de culturas agrícolas em todo o mundo. O que exige maior investimento em máquinas e implementos.
Flexibilidade operacional, redução de custos e os avanços tecnológicos no agronegócio também impulsionaram a busca pelo aluguel de máquinas. Assim, micro, pequenos e médios produtores rurais acessam tecnologias de ponta otimizando o manejo e permitindo um monitoramento assertivo e maior qualidade e produtividade.