A inteligência artificial no agronegócio gera dados ricos para o manejo no campo e gestão de empresas.
A inteligência artificial já está no dia a dia das pessoas há anos e também, em diferentes áreas do mercado corporativo. Mas o agronegócio vem investindo, cada vez mais, nessas soluções para otimizar os processos do campo. Assim como, agir de forma mais sustentável e econômica.
Algumas soluções B2B, como a inteligência de mercado que utiliza como ferramenta a inteligência artificial, vem tomando espaço quando falamos no setor agro. Dessa forma, o compilado de informações e dados agrícolas e agropecuários auxiliam as empresas nas tomadas de decisões e visões estratégicas, otimizando as vendas PAP (porta a porta).
Com a IM, as empresas realizam vendas assertivas, aumentam o market share do negócio, fidelizam clientes e encontram novas oportunidades de negócios com base nas propriedades rurais, culturas de plantio e hectares.
Quando falamos em manejo do campo, também encontramos ferramentas que auxiliam o produtor rural e as companhias no acompanhamento de irrigações e aplicações de insumos.
É o caso do ChatGPT do Agro, uma solução encabeçada pela Bayer em parceria com a Microsoft. Projeto em que o próprio produtor rural pode realizar perguntas à ferramenta e acessar dados e históricos de plantio, produtividade da lavoura, consumo de combustíveis em tratores, entre outros dados. O que incentiva uma decisão mais precisa de quanto investir e onde haverá economia.
Outro conceito são os “Smartwatches das vacas”. Apresentado pelo sócio da PwC Brasil, é uma solução que auxilia produtores no cuidado com o gado e outros animais. Por meio de colares inteligentes são captados dados de batimentos cardíacos, temperatura do animal, localização e outras informações.
Startups voltadas para sustentabilidade
A sustentabilidade é um mercado amplo para o agronegócio. Muitas ações, estratégias e até mesmo programas são criados na busca de uma produção mais sustentável e ecológica.
Uma novidade no setor vem de uma startup argentina. A Kilimo, traz o conceito de “crédito de água”. Semelhante ao projeto de crédito de carbono, esta alternativa possui um ponto de diferenciação, o fato de a economia hídrica ter que ser realizada próximo a empresa.
Essa solução, parte de um software que auxilia produtores rurais a gerenciar o uso da água e energia. Por meio da inteligência artificial no agronegócio, a solução entrega dados de clima e satélite com recomendações de quando e como irrigar a lavoura. Ao mesmo tempo, gera créditos para empresas ligadas a metas de economia hídrica.
Esse conceito é uma estratégia de redução de gastos hídricos, buscando o incentivo da economia de um recurso natural: a água.
Inteligência artificial no agronegócio: um novo mercado
Assim como o setor está em constante crescimento, a inteligência artificial no agronegócio encontra cada vez mais oportunidades. Otimizando os processos de manejo do campo e de animais, e também atuando nas empresas do setor.
A avalanche de tecnologia vem ganhando mais hectares a cada ano com a percepção de que é necessária, pela nova ou antiga geração. O mercado, nesse sentido, precisa encontrar seu espaço e aproveitar o momento.