Migração de culturas pode atingir mercado interno e externo

Troca de culturas na safra de inverno interfere diretamente no PIB Agro Brasileiro

A migração de culturas, mudança na escolha dos grãos para produção na safra, no Brasil, apresentou índices consideráveis nos últimos quatro anos. Com aumento de 83% em apenas um grão, segundo a CONAB, o cenário agroindustrial exige mudanças tanto relacionadas ao cultivo e colheita, como na venda interna e externa.

Essa mudança é decorrente de diferentes pontos, entre eles, condições climáticas que, atualmente, atingem todo o País. Com as secas, enchentes e chuvas expressivas, produtores rurais que ainda mantinham seus cultivos em milho e trigo, têm avaliado a migração da cultura para sorgo. Terceira principal produção no Brasil. Já que este cereal apresenta grande adaptabilidade climática e de solo, tendo bom desenvolvimento em climas semi áridos, tropicais e subtropicais.

Essa projeção considera crescimento da demanda no mercado interno. Já que apenas no ano de 2023, o sorgo teve um crescimento 47,2% em sua produção comparado ao ano anterior, segundo o IBGE. Assim como no mercado externo, que considera o sorgo um cultivo estrategicamente alinhado a biocombustíveis e segurança e tendência alimentar.

Migração de cultura gera estabilidade do PIB Agro Brasileiro

Para constatar as mudanças provocadas pela migração de culturas, é necessário entender as altas e baixas de produção de grãos, como o milho. Segundo a CONAB, a produção deste grão na safra 2023/24, apresentou queda de 13,5% em comparação à safra 2022/23, abrindo cada vez mais o mercado para outros grãos e trazendo certa instabilidade na comercialização.

Pode-se considerar aumento nos preços, no mercado interno e externo, do milho devido à sua baixa oferta, ao tempo em que se avalia uma baixa adesão, visto que com preços mais altos, o mercado tende a procurar por novas oportunidades.

Há expectativa de aumento na produção do sorgo em 20% até 2026, segundo William Sawa, diretor-executivo da Latina Seeds e um dos idealizadores do Movimento + Sorgo. Um crescimento anual considerável para um equilíbrio no PIB Agro Brasileiro, afinal ambos os grãos possuem finalidades semelhantes quanto à alimentação animal e humana, e até mesmo biocombustíveis.

A atuação em novo mercado é reflexo da migração de culturas

Novas oportunidades tendem a ser expressivas a médio e longo prazo, podendo incentivar o mercado industrial e tecnológico. Implementos, ajustes de plataformas e configurações, além de menor investimento no custo de produção, com menor necessidade de adubação e também maior resistência a pragas.

Um mercado novo exige novas frentes e estratégias de atuação, com a inteligência de mercado a atuação se torna mais efetiva e concreta.

Autor

Cadastre-se para receber nossas novidades.

Ao se cadastrar você concorda com a nossa política de privacidade.

Mais Notícias